Democratização da cultura

sexta-feira, 13 de maio de 2011

por Rodrigo Caetano

Todos nós conhecemos diversas manifestações que visam apoiar o desenvolvimento sociocultural em todo o estado do Rio de Janeiro. No dia 30 de abril (Dia da Baixada), pude ver isso no Complexo da Maré, mais precisamente na Vila do João, onde aconteceu a 1ª Mostra de Artes das Favelas na ONG Ação Comunitária do Brasil, uma produção da Becos & Vielas produções patrocinada pela Funarte.

Conversei com alguns produtores da mostra, e eles disseram que o trabalho começou no mapeamento de artistas que fossem da periferia ou tivessem sua obra ligada a ela. Na programação da mostra tivemos cinema, música, artes plásticas e também um desfile de moda.

Encontro marcado

por Amanda Granja

O anel é uma forma de elo entre o casal, uma junção dos dois em um só. Uma joia de valor, ao menos sentimental. Compromisso é um acordo, obrigação, promessa mais ou menos solene; é dívida que se deve solver em determindado dia; encontro marcado.

Antes disso, os compromissos eram dividos da seguintes forma: os jovens se casavam cedo, eram quase obrigados a se apaixonar pela primeira pessoa que conheciam. Fora os que os pais já haviam prometido a mão a quem nem conheciam.

Espírito da coisa

por Saulo Martins

Em 2 de abril de 2010, Chico Xavier completaria 100 anos. Não por acaso, no mesmo ano foram lançados três longas-metragens envolvendo seu nome e sua história: "Chico Xavier - O Filme", inspirado em sua biografia, dirigido por Daniel Filho; "Nosso Lar", inspirado na sua obra psicografada mais famosa (que leva o mesmo nome), dirigido por Wagner de Assis; e "As cartas psicografadas por Chico Xavier", documentário sobre o seu trabalho mediúnico contado por pessoas que foram atendidas por ele, dirigido por Cristiana Grumbach. Ainda nessa linha, no começo de 2011 aconteceu a estreia de "As mães de Chico Xavier", que retrata a história real de três mães que tiveram cartas psicografadas por Chico. Dirigido por Glauber Filho (que já havia explorado o universo espírita em seu filme de estréia "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito - 2008") e por Helder Gomes.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI