Aquecendo os tamborins

terça-feira, 6 de outubro de 2009

por Dariana Nogueira e Mayara Freire

Tinguá deu o pontapé inicial à série de sete pré-conferências de cultura que antecederão a Conferência Municipal de Cultura, nos dias 23 e 24 de outubro. Em última instância, o objetivo das pré-conferências é aquecer a discussão sobre as políticas públicas para a cultura e a alocação dos recursos.
Estavam presentes o secretário municipal de cultura Marcus Vinicius Faustini, membros do Conselho Municipal de Cultura, representantes dos pontinhos de cultura de outros bairros e moradores de Tinguá. Com o slogan “todo mundo é cultura!”, Faustini repetiu sua aposta na descentralização de investimentos para favorecer os bairros periféricos. “Queremos criar uma estratégia para a Conferência Municipal", anunciou o secretário. "Por isso, estamos discutindo com vários bairros o que eles esperam e têm a oferecer para a vida cultural da população local."

O secretário disse ainda que quer criar uma agenda cultural de Nova Iguaçu e adiantou alguns projetos. “Vamos abrir novos editais festas e eventos do município, disponíveis para qualquer pessoa que queira participar do processo cultural da nossa sociedade”, disse.

Ao vivo e a cores

, por Lucas Lima e Nany Rabello


Quem participou da deliciosa festa de encerramento da 8ª edição do Encontrarte pôde deliciar-se com um espetáculo à parte. Foi a performance da artista plástica Celeste Conceição, que passou toda a noite parada próxima à entrada, pintando um quardo para presentear Rogéria, a grande convidada da noite.

Dos 44 anos que Celeste Conceição tem de vida, 38 são dedicados a um trabalho que hoje também passa pelas aulas que dá no IESA e no SESC, atendendo a um público que vai de crianças de cinco anos a senhoras de 90. A artista já pintou mais de 50 vitrais e painéis, inclusive um vitral na Catedral de São João Batista.

“Minha paixão pela pintura começou quando a minha tia deu um lápis na minha mão”, conta a Artista Sacra, como muitos a chamam. “Fiquei encantada porque não sabia escrever, então eu desenhei o meu nome.” Celeste Conceição entregou o trabalho pronto a Rogéria durante a homenagem prestada à performática atriz. Além de conter o rosto de Rogéria, o quadro mostrava uma dançarina de cabaré.

Yes, nós temos cultura

por Lucas Lima e Nany Rabello


O melhor festival de teatro da Baixada Fluminense merecia o melhor encerramento. E foi exatamente isso o que aconteceu com a oitava edição do Encontrarte. Na noite do último sábado, dia 03, o salão de festas Celebrare, no Centro, abriu suas portar para uma festa no melhor estilo dos cabarés, estabelecimentos muito populares na França da Belle Époque.

Mais animado, enfeitado e colorido, impossível. O “Cabaré Encontrarte” foi uma noite de muita festa, comemoração, homenagens e convidados ilustres. Luis Fernando Lousada representou o avô, o ator Oswaldo Lousada, que faleceu no ano passado e não pôde receber a homenagem do festival. Luiz falou emocionado sobre tudo que aprendeu com o avô e parabenizou o Encontrarte por se preocupar tanto com os artistas mais velhos quanto por incentivar os artistas que estão começando agora a mostrar seu talento. A equipe do SESC, local onde aconteceu parte do Encontrarte ocorreu, também foi homenageada.

Outro homenageado da noite foi o empresário Marcelo Borgh, que está construindo o Teatro Iguaçu, o primeiro teatro da cidade. Mas sem dúvida a estrela da noite foi a atriz Rogéria, a grande homenageada. “Prefiro ser gay a ser um desses ladrões de Brasília”, disse no discurso que antecedeu uma apresentação musical ao melhor estilo Rogéria. A atriz saiu do Celebrare com o quadro que a artista plástica Celeste Conceição pintou durante para a grande estrela na própria noite de sábado.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI