Cordas mágicas

domingo, 12 de setembro de 2010

por Fernando Fonseca


Ioiô - (Definição): “É um dos brinquedos mais antigos que existe. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual se prende uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial. (Origem): O ioiô, tal como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui"."

Toda infância tem suas marcas. Sobre o mirabolante e fantástico universo dos meninos, observamos diferentes modos e maneiras de diversão. Exercícios nostálgicos onde os que o vivem jogam bola ou soltam pipa, brincam de carrinhos ou de vídeogame, jogam peão ou brincam de pique. A moda vai, a moda volta. E nesse meio cíclico o que voltou com força foi o ioiô.

A gente quer sempre mais

por Marcelle Abreu

 
O Grupo Sócio-Cultural Código de Japeri marcou presença no último dia da Teia Cultural e deixou o público extasiado com a apresentação do espetáculo Sete Cabeças.

Todos que estiveram presentes se envolveram com a peça, que faz com que você se identifique com algum dos personagens em seu decorrer.

Uma prova de superação

por Marcelle Abreu

Aconteceu no dia 04 de setembro de 2010, a eleição do Miss Baixada Nova Iguaçu 2010, realizada na casa de show Gregos e Troianos.

O evento trouxe varias atrações, entre elas Gustavo Lins, que deixou o público agitado e as meninas totalmente eufóricas. Além dele, se apresentaram o grupo de dança da academia Pop Star e o bonde BDO.

Na apresentação, o ator Tiago Costa, interpretando Vanessa Du Matu,  e a Miss Baixada Nova Iguaçu 2009, Ana Raphaela Lamin, fizeram a tarde de sábado ser muito especial para as 14 candidatas que por mais que estivessem nervosas e ansiosas, foram fantásticas em suas apresentações.

A comissão julgadora foi composta por sete jurados: o ator Antonio Carlos Jr., o Mussunzinho, Éverton Mesquita, Felipe Vilella, Isabela Alves, a empresária Cristina Borba, o ambientalista José Augusto e o publicitário Alexandre Xandeiro.

Antes das candidatas entrarem ao palco, Ana Raphaela falou um pouco sobre o concurso e qual sua importância para o município. Logo após, ao som de “I Gotta Feeling- Black Eyed Peas”, as canditadas são chamadas e fazem o público vibrar. Depois de apresentadas, é a hora da coreografia, feita por Renata Pontes, onde dançaram no ritmo da melodia Just Dance, da cantora Lady Gaga.

As candidatas desfilaram maiôs da Carol Gava e vestidos de gala. Durante o desfile individual, o jurado e todos os presentes puderam saber um pouco mais de cada uma delas. Enquanto desfilavam, Tiago e Ana Raphaela falavam um pouco de cada uma e ao final os jurados faziam perguntas sobre Nova Iguaçu, para saber o quanto sabiam sobre o município a ser representado futuramente.

Estiveram presentes no evento a Miss Baixada Magé 2007/08, que subiu ao palco para falar um pouco de como é representar seu município, e a atual Miss Baixada Guapimirim, que circulou por todo espaço orgulhosa de estar usando a faixa de Miss Baixada Guapimirim 2010.

O evento atraiu cerca de 150 pessoas, entre amigos, familiares, conhecidos e, claro, fãs do cantor Gustavo Lins.

Depois de desfilar, mostrar um pouco de desenvoltura e oratória, as meninas esperaram o resultado junto a seus convidados, ao som de Gustavo Lins.

As candidatas puderam relaxar por alguns minutos até serem chamadas ao palco para a tão esperada hora. Renata Fontes é a responsável por anunciar a vencedora, mas antes Ana Raphaela faz um discurso e enfim Girlaine Alves Madeira, 19 anos, recebe a coroa e a faixa de Miss Baixada Nova Iguaçu 2010. O resultado surpreendeu a candidata, que tenta o título desde 2007. “Não esperava ganhar esse ano, nem ia participar. Estou aqui graças a minha mãe e meu marido que nunca deixaram de me incentivar”, diz ela logo após o resultado.

O segundo lugar ficou para Jéssica Medeiros, 18 anos, e o terceiro para Krislayne Moreno, 14 anos. Elas têm em comum o fato de estarem participando pela primeira vez do concurso e isso só as incentiva a querer mais. “É muito gratificante, pois é o primeiro ano que participo e já tendo o terceiro lugar é uma honra”, afirma Krislayne com os olhos brilhando de tanta alegria. E Jéssica completa. “Ter um titulo como esse é muito importante, pois vai ajudar na carreira de modelo. Com certeza vai abrir muitas portas e poder representar Nova Iguaçu é maravilhoso”.


O enxoval

por Robert Tavares


O espetáculo é inspirado em duas idosas moradoras de Sobragi (Minas Gerais), que a atriz Ana Paula Secco realmente conheceu em 1995. A história conta com bom humor a relação de Célia, que é cunhada de Amélia (Ana Paula Secco e Verônica Reis), que aos 86 anos guarda o enxoval completo na esperança de um dia se casar. Essa vivência foi transformada em teatro numa história que trata da solidão, da amizade e do tempo, e ainda mais, fala de humanidade! A encenação é simples e estruturada no trabalho das duas atrizes, tendo como pano de fundo a relação clássica dos palhaços Branco e Augusto. O lado cômico da peça fica por conta das manias e inocência da dupla.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI