História contada nas escolas

terça-feira, 31 de maio de 2011

por Combatentte Xavier

Vinte Cinco de maio vai ser muito recordado,

O ano é 2011, marca lá no calendário.

Ascendência africana muito bem representada,

Eis a história de um povo que vai ser recontada.

Desde o Velho Iguaçu, mil histórias abafadas,

Entuasiasmo sem fim

por Pedro Felipe Araújo

“Você precisa saber de onde vem para poder dizer para onde vai.” Disse um poeta uma vez, cujo nome já não me recordo, mas a frase em sua essência me chamou a atenção. Me fez pensar o quão importante é o nosso passado para nós mesmos e o grau de conhecimento que precisamos ter para que saibamos a fundo quem realmente somos. Confesso ter uma característica filosófica muito menor do que gostaria e por algum tempo esta bonita passagem ficou esquecida em algum canto da minha memória, mas na última quarta-feira, quando presenciei o pontapé inicial do projeto Quilombar, esta frase emergiu imediatamente do esquecimento.

O projeto Quilombar, criado pelo procurador-geral de Nova Iguaçu, o Sr. Augusto Werneck, em parceria com a EDUCAFRO, é um programa de identificação, demarcação e titulação fundiária de terras ocupadas por remanescentes de quilombos. Os quilombos eram os locais de refúgio dos escravos negros brasileiros e representaram uma das mais importantes formas de resistência à escravidão. Localizavam-se em regiões afastadas, embrenhados nas matas, e os núcleos se transformaram em prósperas aldeias, dedicando-se à economia de subsistência e ao comércio.

Grande aventura

por Joyce Pessanha

Toda criança já ouviu contos de fada. Alguns sonhavam em ser Cinderela e ganhar um beijo de um príncipe; outros travarem lutas de espadachim com Capitão Gancho e fizeram-no andar na prancha para ser comido por um crocodilo, como Peter Pan. Para o Príncipe Azul, de O Principe que tudo aprendia nos livros, não foi diferente. Orientado pelos mestres, aprendeu tudo o que era possível aprender nos livros, sobretudo nos contos de fadas.

A aventura começa quando seu pai, o Rei, declara que o filho deverá fazer uma viagem pelo mundo, para que possa conhecer melhor a realidade das coisas. Acompanhado por um mestre e pelo bufão Tonino, o príncipe parte para sua aventura, descobrindo um novo mundo, diferente dos contos mágicos, mas não diferente no final feliz.

Sorriso algemado

por Joaquim Tavares

foi um luxo de poucos. Hoje, é tão normal que já nem causa mais a estranheza de antes. Os aparelhos odontológicos passaram a fazer parte de muitos sorrisos por aí a fora.

Os aparelhos odontológicos, comumente chamados apenas de “aparelhos”, são razoavelmente novos no Brasil. Não se tem uma data muito específica, mas foi por volta da década de 60 do século passado que eles começaram a aparecer na boca da boa classe média dos grandes centros urbanos.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI