O sonho não acabou

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

por Larissa Leotério

"Rock para acabar com o ócio". Essa foi a iniciativa de Yuri Chamusca, Marcelo Faria e Leonardo Bazílio, que na época do edital do Fundo Municipal de Cultura Escritor Antônio Fraga eram  estagiários do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Os shows, performances e  filmes que ocupará o palco da casa da Rua Getúlio Vargas de hoje até domingo foram contemplados com cerca de R$ 8 mil.

O Espaço do Rock 2009 abre hoje às 16h com uma intervenção de graffitti, seguida de um debate sobre a relação entre o rock e a realidade social, cujo objetivo é "criar uma oportunidade para artistas e gestores posicionados resgatarem essa função implícita ao rock", segundo o blog criado pelos organizadores do festival. O primeiro show fará uma homenagem às raízes negras da Baixada, com a apresentação de três bandas de reggae (Semente da Alma, Sangue Rasta e Raízes que Tocam). A entrada de todos os eventos será gratuita. O público terá que pegar uma senha na porta, que será distribuída uma hora antes do show.

Capoeira gospel

por Nany Rabello




As crianças do horário integral da Escola Municipal Dtr Thibau estão aprendendo mais do que dança durante uma de suas oficinas. O professor de capoeira Jorge Henrique, responsável pela oficina que acontece com crianças entre 9 e 10 anos, nos dias de segunda, quarta e sexta à tarde, encontrou um jeito de ensinar algo mais para seus alunos.

Jorge foi inspirado por um programa de televisão sobre capoeira que assistiu. No programa, um dos entrevistados tinha adaptado as músicas que ouvia para o ritmo da capoeira. “Achei a ideia bem interessante, uma forma de incentivar as crianças”, conta o professor, que passou a adaptar todo tipo de música para o ritmo da capoeira.

Uma história que nunca para de ser escrita

por Nany Rabello





Um livro fascinante. Não há melhor palavra para descrever "Toda terça", primeiro romance da escritora Carola Saavedra. Apresentada por Sérgio Sant’Anna na orelha de seu livro, que a descobriu quando foi jurado do concurso Contos do Rio de 2005, Carola nasceu em Santiago, no Chile, mas com 3 anos de idade veio para o Brasil, onde foi criada. Seu livro "Toda Terça" foi lançado em 2007 pela editora Companhia das Letras, que em 2009 lançaria "Flores azuis". Carola Saavedra estreoou no mercado editorial com o livro de contos "Do lado de fora", publicado pela Sete Letras.

O livro é como um diário mental de três diferentes personagens, que em algum momento da história se cruzam de uma maneira tremendamente delicada. Ler ‘Toda Terça’ é se aprofundar na mente dos três personagens principais e entender por meio não só das palavras mas pelo modo com que ela são escritas o subjetivo, a linha de raciocínio e a personalidade de cada um deles, além de suas visões de vida.

A história é contada por três personagens e em duas partes. Na primeira parte do livro, temos Laura, uma mulher hilária, racional e levemente patética, que mora no Rio de Janeiro e frequenta um analista, pago pelo homem de quem é amante, todas as terças. Laura vive em seu próprio mundo e passa mais tempo da análise criando um modo de desafiar seu analista do que resolvendo seus problemas.

A mágica da solidariedade

por Robert Tavares


No meio do caminho dos Los Tchatchos Trupe tinha uma pedra. Uma não, várias. E brutas, para que o poema fique ainda mais realista em relação ao que eles passaram desde o início do ano, quando conheceram Theógono , um senhor de 81 anos, morador de Mesquita. Quem olha seu Theo nem imagina que por trás daquela figura frágil, de cabelos grisalhos, se esconde um experiente mágico, que aproveita suas habilidades manuais para exercer - com maestria, diga-se de passagem - a profissão de alfaiate.

Desde os oito anos de idade Theógono trabalha para sobreviver. Nascido em Santos, no estado de São Paulo, ele veio para o Rio de Janeiro na década de 50, sonhando com uma vida melhor. Na mesma época, conheceu Carequinha, Grande Othelo e Mazzaropi, com quem chegou a contracenar em um filme. Em seguida Theogóno atuou com o que realmente gostava: mágica!

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI