Donas da mesa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

por Yasmin Thayná de Miranda Neves

O Bairro-Escola já é uma realidade em todas as escolas da rede. Uma das suas forças está na oficina de Incentivo à Palavra, que desde 2005 oferece roda de leitura e empréstimo de livros tanto no turno fixo quanto no contraturno das crianças. Quem comanda esse trabalho na Secretaria de Educação de Nova Iguaçu são as pedagogas Vanessa Gnisci, Jussara Alexandre e Tatiane Elisa Gomes.

As oficinas de Incentivo à Palavra, que começaram com o nome de Sala de Leitura e entre 2007 e 2009 foram chamadas de Incentivo à Leitura, ganharam o nome atual quando passaram a trabalhar o tripé leitura, escrita e fala.

Croqui do Sesc

por Michele Ribeiro

No dia 9 de julho, os estagiários da Escola de Pesquisa de Nova Iguaçu iniciaram um trabalho de campo nas ruas próximas ao Sesc. O objetivo do trabalho era mapear agentes culturais nas imediações da instituição ao redor do Sesc de modo a incorporá-los no processo de construção da Teia da Baixada, o grande encontro coletivo dos 58 pontos e pontinhos de cultura que tomará Nova Iguaçu de assalto no primeiro fim de semana de setembro.

Ambiguidade sexual

por Ana Carolina Gomes

A bissexualidade consiste na atração física, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo quanto do oposto, com diversos níveis de interesse por cada um e independentemente da sua orientação sexual.

Os bissexuais são olhados de lado por alguns homossexuais, mas não há dúvida de que essa opção sexual é mais aceita socialmente. No entanto, tanto os homossexuais quanto os heterossexuais veem os bissexuais como os maiores transmissores do vírus HIV, responsável pela propagação da AIDS.

Outra face da bifobia se dá quando certos homossexuais consideram a bissexualidade pouco mais que um meio-termo confortável entre a heterossexualidade estabelecida e a identidade homossexual pela qual lutam por estabelecer. Além disso pessoas bissexuais podem ser alvo tanto de homofobia (por parte de alguns heterossexuais) quanto de heterofobia (por parte de alguns homossexuais).

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI