CTI social

segunda-feira, 14 de junho de 2010

por Jéssica de Oliveira

Quando uma pessoa precisa passar por sérios tratamentos médicos, ela vai para o CTI - Centro de Tratamento Intensivo - de um hospital, certo? Pois é. Em Austin é a mesma coisa, só mudam os "pacientes". Acontece que o CTI de lá atende à pessoas que necessitam de um tratamento social especial; trata-se do Centro Teatral Improvisarte. "O jovem que sofre vunerabilidade social, precisa de um tratamento especial e intensivo. Através da arte, a gente quer que ele descubra seu protagonismo social, não só seu protagonismo teatral", conta Viviane Faria, coordenadora executiva e oficineira da ONG.

Há cerca de um ano, o projeto, que atende jovens de 12 a 17 anos, tornou-se um Pontinho de Cultura. Entretanto, devido a algumas burocracias, a verba não saiu e a equipe do CTI percebeu que seria impossível aplicar seu trabalho ainda neste ano. "Nós queríamos implementar esse projeto logo, então não dava pra ficar esperando sair o dinheiro dos Pontinhos. Daí, resolvemos apresentá-lo à Casa da Moeda e ela o aprovou".

Campeões do mundo

por Joaquim Tavares

Começou! Está aberta a temporada de emoções em todo o mundo. Todos os seis continentes fazem parte dessa grande festa, o que só tem a abrilhantar o espetáculo. As lentes se voltam para um único foco: a Copa do Mundo FIFA.

Nascida em 1930, a Copa do Mundo é um evento único, não comparado a nenhum outro. Ainda que as Olimpíadas tenham grande repercussão mundial, o brilho da Copa não é ofuscado por nada. Leva-se em consideração, ainda, que a Copa do Mundo é baseada em cima da prática de um único esporte, o futebol, enquanto nas Olimpíadas atualmente são disputadas mais de 30 modalidades esportivas.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI