Bixos escrotos

quinta-feira, 5 de maio de 2011

por Raize Souza


Bixoooo! Não se assuste, nem estranhe, caso escute alguém chamando um calouro das universidades públicas do Rio de Janeiro pelo apelido bixo. Na UFRRJ, esse apelido tem uma dimensão maior, pois, além do tradicional bixo, há a “hierarquia dos bixos”.

No primeiro período, os calouros são chamados de bixos, bixetes ou bixões. No segundo período, eles ganham o status de bixo | e, no terceiro, de bixo ||. Só a partir do quarto período que os bixos se tornam veteranos na maioria dos cursos. A exceção fica por conta daqueles cursos mais longos, como o de medicina, que tem seis anos.

Livraria virtual

por Joyce Pessanha


Já quis muito ler um clássico, mas não tinha grana? Já precisou de um livro para a matéria da faculdade ou escola e estava dura? Já quis ter o que conversar lendo aquele livro que todo mundo está lendo e a mesada tinha acabado? Seus problemas a-ca-ba-ram! Como? Siga as dicas dos jovens que conseguiram uma maneira “BBB” (bom, bacana e barato!) de ler livros, com tudo igualzinho aos de papel, baixando os mesmos que sairiam por uns R$50 totalmente de graça, graças à internet!

O estudante de Belas Artes Geraldo Moreira, 24 anos, tem que ler muita coisa e ser “artista em nosso convívio” (Cazuza). “Eu baixo livros no 4shared ou em links que os próprios professores indicam. Nunca é em um lugar fixo, pois tem vários sites que disponibilizam esses livros pra download gratuitamente.” Morador de Cabuçu, o estudante também recorre à grande rede quando está com dificuldade para localizar a obra na qual tem interesse. “Também rola a questão da disponibilidade, às vezes você precisa ler um livro de uma semana para outra e se for comprar, pois geralmente só estão disponíveis na internet, demorará muito para chegar e não dará tempo para ler”, conta ele, cujo último livro que baixou foi “Genet, uma biografia”, de Edmund White.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI