Por uma vida melhor nos 92 municípios do Rio de Janeiro

quinta-feira, 4 de março de 2010

por Mayara Freire

O teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro foi pequeno para o número de artistas e militantes dos movimentos sociais interessados em discutir o Plano de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Rio de Janeiro (Padec) com a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, a produtora Adriana Rattes. O plano prevê a distribuição de 15 milhões de reais para os 92 municípios do estado. A Baixada Fluminense ficará com quase 3 milhões desses recursos e Nova Iguaçu, com 450 mil.

Quem abriu o encontro foi o secretário municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, o escritor e cineasta Marcus Vinícius Faustini. O titular da SEMCTUR fez um balanço da sua gestão, que deve se estender até as eleições de outubro. “Sinto orgulho de ter feito um trabalho com um diálogo direto com os agentes e ter alcançado bairros que nunca foram favorecidos culturalmente. Me sinto feliz ao ver diversos bairros aqui presente, com diferentes projetos”, disse o secretário, que acredita ter reforçado a tradição de mobilização da cidade. Faustini não acredita que a provável saída do prefeito Lndberg Farias para disputar as eleições de outubro atrapalhará seu projeto de fazer da cultura um agente de transformação na vida dos indivíduos. “Acredito que nos próximos seis meses terá um salto de qualidade”.

Lucro dos municípios

por Hosana Souza

Na noite dessa última quarta-feria, os agentes culturais de Nova Iguaçu e uma significativa parte da sociedade civil iguaçuana marcaram presença no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, lotando-o. O motivo da reunião foi a visita de da produtora Adriana Rattes, secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, a nosso município.

Aquela multidão estava ali para prestigiiar o lançamento do PADEC – Plano de Apoio ao Desenvolvimento Cultural no Estado do Rio de Janeiro, com o qual o governo Sérgio Cabral vai liberar 15 milhões de reais para atividades culturais em cada uma das 92 cidades do estado. Nova Iguaçu ficará com 500 mil reais dessa bolada.

Liberdade interior

por Robert Tavares

Nova Iguaçu é colorida, mas colorida em sua pluralidade, em sua essência, em sua vontade de acontecer, e melhor, na sua liberdade e vontade de voar.

Ontem aconteceu a reunião do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. A massa cultural se reuniu em peso, e ficou clara a vontade que essa gente tem em crescer, assim como as árvores, que fincam raízes e crescem para cima.


 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI