por Rodrigo Caetano
A proposta começou na virada de dezembro de 2008 para janeiro de 2009, quando os músicos Diego Jovanholi e Gisele Wandermur chegaram à conclusão de que em Belford Roxo não havia nenhum local para eles tocarem. Decidiram então criar um evento com suas próprias bandas e as de seus amigos. O audiovisual caiu de para-quedas, pois alguns amigos dos dois eram envolvidos com cineclube.
O evento foi o responsável pela reativação do Centro Cultural Donana, que estava há 15 anos sem atividades e se tornou o ateliê de Dida Nascimento, que também mora no local com seus dois filhos adolescentes, Antonio Vitor e Azis Gabriel. Hoje no local funcionam oficinas de teatro, música e literatura, além de um cine-clube.
Durante o mutirão de limpeza e organização do Donana para o primeiro Cinerock, encontramos diversas relíquias no espaço. "Uma delas foram as fotos e posters de eventos que aconteceram no Donana na década de 1980 e das bandas Cidade Negra e KMD5 (antiga banda de Dida Nascimento, Marcelo Yuka, e Lauro Farias)", conta Diego.
No dia 21 de março de 2009, acontecia 1º Cinerock, com produção precária, muita força de vontade e divulgação feita 90% na internet. "Várias bandas se apresentaram, exibimos vários filmes e fizemos um debate sobre cinema e música na Baixada desde os anos 80 até os dias de hoje", lembra Diego.

Cinerock 2010
No ano de 2010, aconteceram somente as “Maratonas Pré Cinerock”, que são versões reduzidas do evento, com apenas uma banda e poucos curtas. Nesse período começaram as negociações para o Pública Alternativa fazer o evento no SESC Nova Iguaçu. Durante essa trajetória, o Cinerock teve como parceiros o Centro Cultural Donana, Emerson Pires (Mostra de Cinema Belford Roxo), Moacyr Sonorização, Cineclube Mate com Angu, Coletivo AntiCinema, MENS, Cine Goteira, Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e Alternative Minds.
Já em 2011, a Pública Alternativa realiza pela primeira vez a Mostra Independente Cinerock, no Sesc Nova Iguaçu, no dia 26 de fevereiro. Com artistas visuais, bandas e cineastas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Agora com o slogan “Faça sua cena!”, a mostra está sendo divulgada no Site da Baixada, Oi FM, Paradiso FM, Rádio Microfonia e TV Brasil, entre outros veículos da grande imprensa, além de pequenos vídeos na internet e redes sociais como Facebook e Twitter, os chamados ‘teasers’. "Estamos tentando gerar uma cena cultural relevante que faça artistas de todo o Sudeste se apresentarem na Baixada e vice versa, formando assim um grande intercâmbio cultural", conclui Diego.
Mais informações podem ser vistas no site: http://www.cinerock.com.br/
1 Comentários:
Cinerock tem que tá na bca do povo! Salve, salve, companheiros. Que venham os próximos festivais com mais patrocionadores e que
o evento cresça diretamente proporcional a vontade de fazer... E fazer bonito!
Sucesso aos organizadores e VOCÊS ESTÃO DEVENDO A MINHA FOTO QUE EU GANHEI NO FACEBOOK.
A JOSY ANTUNES SABE, ABRAÇOS VAMOS PRA SHANGAI APÓS UM BREVE MERGULHO EM TUVALU.
Postar um comentário