Amizade pra todas as horas da vida

segunda-feira, 19 de abril de 2010

por Tony Prado

Crítica À minha amiga: um breve relato sobre nós

 “Um dia a história está diante dos nossos olhos, acontecendo ali mesmo. Naquele momento, a única coisa que temos na mão é uma câmera fotográfica digital e na cabeça a certeza de que aquela história pode se transformar em um filme”. Essa foi a premissa utilizada no curta “À minha amiga: um breve relato sobre nós”, do diretor André da Costa Pinto, que trouxe ao III IGUACINE uma grande dose de emoções a todos que o assistiram.

O curta relata a história de Carminha Costa, 90 anos, que cuida de sua amiga Inacinha Cabral, 85 anos, que perdeu a fala desde que sofreu um AVC. A amizade das duas, no entanto, tem experiências que jamais serão substituidas em tempo algum e por nenhuma barreira. Para Carminha, sua amiga, que conhece há 60 anos, é seu bem mais precioso. Compartilham histórias desde a mocidade: os romances de juventude, suas músicas favoritas, a melhor festa de São João, o batizado do primeiro filho, que inclusive foi dado à amiga para batismo.


É uma história comovente, que encheu de lágrimas os olhos dos espectadores do III IGUACINE, comovidos com esta linda amizade que resistiu ao tempo e ultrapassou todas as dificuldades até o fim. Nas palavras de Carminha, “amiga do peito para todas as horas da vida”. Além disso, o curta foi muito bem comentado pelos espectadores, devido a seus detalhes. Foi como se os olhos das duas amigas conversassem entre si, na impossibilidade de comunicar-se de Inacinha e a preocupação de Caminha de cantar a música favorita de Inacinha.

Este curta trouxe à tona um novo e emocionante sentido para a palavra amigo, transformando cada segundo da amizade no mais valioso possível, com ótimas imagens e o prazer de poder conhecer uma história tão bela de amor que as uniu tanto quanto irmãs.


Por Tony Prado

1 Comentários:

Jefferson Loyola disse...

Perfeitaaaaaaaa.. *--*

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI