A alegria de Vanessa du Matu

sábado, 17 de abril de 2010

por Tony Prado/ Fotos Rômulo Baptista


E o público aplaudiu mais uma vez, como em todos os anos, Carmen Miranda, a Pequena Notável. Mas antes, na recepção do IGUACINE, Vanessa du Matu, personagem interpretado por Thiago Costa, fez “a Door” do evento em homenagem ao carnaval clássico dos anos vinte. Atraindo olhares e sorrisos, Vanessa du Matu trouxe alegria e calor humano ao festival, conquistando elogios intermináveis.

Antes da repecpção, Thiago deu uma palinha sobre seu trabalho e seu contato com o público. "Meu trabalho não é voltado para um público específico, mas desde que comecei a me montar, o contato com o público da terceira idade e crianças foi sempre muito mais intenso, pricipalmente pela curiosidade", conta. O objetivo do trabalho é levar alegria para o público.


Infelizmente, a apresentação não pôde ser realizada, mas seu contato com os espectadores do IGUACINE foi extremamente cativante. “Achei muito divertida a Vanessa du Matu e ela realmente conseguiu simbolizar o carnaval”, elogiou a professora Rosangela, 48 anos. “É muito legal e inteligente. Acho que mostrar a diferença e atrair pela diversão é sempre uma boa ferramenta para o público. Muito legal e inteligente”, comentou o estudante João Carlos, 22 anos.

Embora seja inevitável a associação da performance ao público LGBT, o ator Thiago Costa faz questão de afirmar que o show é para todos e que, além de divertir, seu grande objetivo é o de interagir com o público em geral. “Poucas vezes representei exclusivamente para o público gay", conta. Com frequência, os shows do transformista viram sessões de terapia, com os espectadores fazendo desabafos sobre questões sexuais.

Para o analista de sistemas Paulo Ribeiro, 27 anos, “a temática da Vanessa du Matu foi excelente. Acho que não haveria como representar melhor o carnaval e a própria Camem Miranda. Foi uma estratégia excelente”.

Foi um espetáculo, mesmo sem apresentação de performance, desse excelente artista e a door Vanessa du Matu foi uma marca muito importante para a liberdade de expressão e de diversão, bem como a homenagem magnífica à saudosa e ilustre Carmem Miranda, lembrada no longa “Alô, alô carnaval”, dirigido por Adhemar Gonzaga.

1 Comentários:

Nany Rabello' disse...

ele é uma gracinha mesmo! e o texto ficou muito lindo! Parabéns Tonny ;*

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI