Histórias de amor

sábado, 24 de outubro de 2009

por Wanderson Duke

Manto de preocupações, colcha gigante de retalhos das possibilidades e uma legião de adultos preocupados com a forma de trabalho da cultura nas escolas: Todos os ingredientes perfeitos para a III Conferência Municipal de Cultura que está ocorrendo em Nova Iguaçu.

Mas, em meio a tantos dilemas existencialistas e propostas de dinâmicas da cultura na cidade, uma história de amizade entre duas crianças e amor aos livros se forma no segundo andar do Espaço Cultural Sylvio Monteiro: Waldemir Junior, 9 anos, aluno da Escola Estadual Machado de Assis, em Mesquita, e Samira dos Santos, 8 anos,aluna da Escola Estadual Arco-íris,em Caioaba, Nova Iguaçu.

Ambos estavam descortinando a magia dos livros ali mesmo, na biblioteca do Sylvio Monteiro, compartilhando ambos a amor pela leitura.

Samira conta que seu contato com os livros vem desde cedo, que contou com a ajuda de sua mãe para desenvolver sua paixão pela leitura. “ O primeiro livro que li foi ‘O Menino Maluquinho’, do Ziraldo, quando tinha apenas 5 anos. Adorei”, conta a empolgada Samira. A menina veio acompanhada pela avó que, segundo a ela, sempre foi envolvida com cultura na cidade e suas mais variadas formas artísticas.

Já com Waldemir a situação é um pouco diferente. O interesse pelas obras literárias o segue desde berço, segundo conta sua mãe, Leoneida Rosa dos Santos, sua grande incentivadora nessa grande trajetória que ele tem pela frente. Leoneida é atriz há cerca de dois anos.

“Ela sempre me incentivou a ler, mesmo antes de trabalhar com teatro. Depois que ela fez a peça ‘A invasão’, meu interesse aumentou", diz Júnior, cuja leitura preferida é 'A Turma da Mônica', de Maurício de Souza. “Não gosto de Homem-aranha nem do Superman", afirma, para acrescentar em tom patriótico. "Os melhores gibis e as melhores histórias são nossas”.

Samira e Waldemir lamentam o fato de não haver bibliotecas em seus bairros, nem nas escolas em que estudam. “Se não fosse minha mãe comprando livros e gibis para mim, eu quase não leria nada”, diz Junior. “Se tivesse um biblioteca, pelo menos na escola, iria ser muito legal. Eu ia ler muito, muito mesmo. Principalmente ‘O Menino Maluquinho’, finaliza Samira.

1 Comentários:

Anônimo disse...

NOssa,que história linda e comovente!

By Nany Rabello

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI