Conselho do poeta

sábado, 24 de outubro de 2009

por Edson Borges Vicente


Poeta desde os tempos obscuros da ditadura, Jorge Cardozo, 50 anos, vive hoje uma grande responsabilidade: presidir o Conselho Municipal de Cultura de Nova Iguaçu. Ele se entregou à arte em 1978, quando ingressou no Grupo ‘Calabouço’, grupo iguaçuano de resistência no qual fez teatro e poesia. Segundo Jorge, o grupo escolheu esse nome em homenagem ao restaurante onde foi morto o estudante Edson Luiz Lima Souto, assassinado em 1968, aos 18 anos, em uma operação de repressão, durante a ditadura militar.

Atual subsecretário de Cultura e presidente do conselho desde sua reorganização, em 2005, o poeta conselheiro busca levar a voz da democracia e resgatar a identidade da cultura popular. Jorge Cardozo diz estar totalmente afinado com a proposta de inclusão e participação do Ministério da Cultura – MinC. "Essa é uma proposta que entende que a cultura na verdade é de todo povo brasileiro”, afirma. Segundo ele, a proposta do MinC é a mesma da secretaria municipal.

Para o conselheiro, as mudanças na lei de incentivo à cultura – a Lei Rouanet - são muito importantes. E vão se tornar ainda melhores com a aprovação da chamada Pec 150, proposta de emenda constituicional por intermédio da qual 2% do orçamento federal serão alocados para a cultura. "Precisamos fortalecer o Fundo Nacional de Cultura e espalhar a presença do governo na esfera da cultura nos diferentes recantos do país, acabando com essa diferenciação tão forte que existia e ainda existe entre centro e periferia, entre cidade e bairro , entre zona urbana e rural ricos e pobres”.

As pré-conferências municipais de cultura, de acordo com Jorge, foram feitas no sentido de produzir o “espalhamento” da presença governamental e fazer a interligação cultural da cidade. “É uma tentativa de atingir a cidade toda, dentro da proposta que é o slogan da nossa conferência que ‘todo mundo é cultura’. Na prática, elas criaram a possibilidade de discutir com os agentes reais dos bairros, com as pessoas concretas que vivem nesses lugares, o que eles querem. "Hoje sabemos o que realmente precisa ser feito na área de cultura pra poder melhorar, ampliar, superar as dificuldades e caminhar juntos na constituição de uma perspectiva de uma vida melhor”.

Já a Conferência Municipal de Cultura, iniciada na manhã de ontem no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, é a convergência de tudo o que foi discutido nas sete pré-conferências realizadas nos bairros de Nova Iguaçu. As propostas das pré-conferências são levadas a uma plenária e, se aprovadas, reunidas na forma de diretrizes de orientação do Plano Municipal de Cultura, a ser formulado posteriormente. “O plano tem uma forma complexa", admite o poeta. "Precisa virar lei, ser submetido à Câmara de Vereadores".

Nada disso tira a calma do poeta, que milita na causa da cultural desde o início da década de 1980. "Temos que criar um Plano Municipal de Cultura que possa ser o orientador das ações culturais para os próximos dez anos“, finaliza.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI