A sala da diversidade

sábado, 24 de outubro de 2009

por Nany Rabello

A 5° mesa de debate da III Conferência de Cultura da Nova Iguaçu também pegou fogo. O tema, Gestão e Institucionalidade, foi abordado das mais dinâmicas maneiras e as propostas pareciam surgir a cada segundo, em meio à diversidade dos presentes. A sala que começou vazia terminou repleta não só de pessoas como de ideias e propostas, além de várias explicações e esclarecimentos sobre o que é a Gestão de Cultura.

Coordenada pela representante do Ministério da Cultura Ana Lúcia Prado, a relatora Deise não teve problemas na hora de organizar as propostas formalmente. A representante do MINC estava acompanhada de Marcelo Cavalcanti, subsecretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, na mesa. Juntos, não deixavam nada passar em branco. “O difícil não é elaborar algo, o difícil é fazer com que se aprove o que foi elaborado”, diz Marcelo.

Parece que a sala incorporou a proposta de diversidade do secretário Marcos Vinícius Faustini, pois representantes de associações de moradores dos bairros de Nova Iguaçu, professoras, fotógrafos, e demais camadas de agentes culturais estavam representadas.

Propostas como a criação de um Plano Orçamentário, a criação de um jornal impresso, a garantia da continuação anual da conferência, a ampliação do acesso da população aos ‘Atos Culturais’ feitos pela prefeitura, uma lei de incentivo fiscal, foram parte da pauta que a 5° sala irá levar para a formação do edital.

Misturando cultura, educação, comunicação e sociedade civil, uma pauta importante e eficaz pôde ser criada. Quando todas as proposta se juntarem e o edital da diversidade for criado, não haverá como não notar a nova cara da cultura, a que é feita todos os dias, em salas de conferências e em qualquer canto de Nova Iguaçu.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI