Minha primeira conferência de cultura

sábado, 24 de outubro de 2009

por Lívia Pereira.

Uma colcha de retalhos bem diversificada se estendeu sobre o domingo ensolarado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Diversos rostos, coloridos, sorrisos, expressões, enfim, presentes nos artistas, entidades, estudantes, cidadãos em geral.

Em meio a tanta diversidade, caras novas deixam no ar uma pergunta: o que as trouxe aqui? Que inquietações provocaram a vinda dessas pessoas? Tentando responder a essas perguntas, hora de lançar a dúvida em quem pode saná-la.

Estudante de Letras, cursando o 6º período da faculdade, moradora de Nova Iguaçu, Grace Silvério conta que a curiosidade a tirou de casa. "Uma amiga da faculdade me ligou e falou sobre a conferência. Como eu estava em Nova Iguaçu, passei pra dar uma olhada." Além disso, seu interesse cresceu por ter vários amigos envolvidos com música e teatro: "Quero levar a eles essas informações. Será que ainda dá tempo de eles participarem?"

Na fila de credenciamento o detector de "estou aqui pela primeira vez" foi acionado novamente e encontro Gisele da Silva. Estudante de artes cênicas, seu principal objetivo é interferir através de suas opiniões. Tendo já participado de uma pré-conferência, ela conta que quer também acompanhar o "andamento" de sua proposta: a valorização do artista local.

"A maior dificuldade do artista da Baixada é ser valorizado. Quando um grupo do RJ vem se apresentar aqui é super bem recebido, mas a gente tenta se inscrever nos festivais de lá e não consegue." Gisele faz parte do Grupo Código, que hoje comemora um ano de existência como Ong. Os alunos dessa Ong, localizada em Japeri, apresentaram-se no Encontrarte recentemente com a peça Sete Cabeças. Para saber mais: http://www.grupocodigo.org/ .

Fernanda Bastos, autora de diversas matérias do blog culturani, também está participando pela primeira vez de uma conferência de cultura e, por já ter participado de várias Pré-conferências, gostaria de ver hoje um pouco do que tem visto nelas: participação dos jovens, reunião central das ideias e, principalmente, surpresas! Ela conta que as principais surpresas estão nos depoimentos: "Na Pré- conferência do Jardim Paraíso era interessante ver os jovens opinando". Baseada em suas últimas experiências, ela conclui: "Essa conferência será muito enriquecedora, pois os bairros já vêm preparados devido às reuniões anteriores. Eles já terão seu discurso pronto, vão direto ao assunto".

Depois do bate papo fica fácil entender o que tira essas pessoas de casa para discutirem cultura: curiosidade, busca por informações, espaço para expressar opiniões ou observação dos acontecimentos. Tudo o que sempre fez o homem se mover e se lançar ao mundo.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI