De mãos dadas

sábado, 24 de outubro de 2009

por Dariana Nogueira

Uma das 500 pessoas que participou da III conferência de Cultura de Nova Iguaçu foi Delmar José da Silva, que vem a ser o secretário de cultura de Mesquita. No cargo desde março de 2007, ele faz uma associação entre o evento e o momento singular pelo qual vem passando a Baixada Fluminense como um todo, no âmbito cultural especialmente. "A conjuntura é altamente favorável à Baixada desde que Gilberto Gil assumiu o Ministério da Cultura", afirma o secretário.

Embora reconheça a importância das mudanças implementadas nacionalmente, Delmar da Silva não deixa de reconhecer o surgimento de lideranças municipais eficientes no campo da cultura, que souberam traduzir para seus respectivos territórios as novas políticas nacionais. "As lideranças locais têm se mostrado eficientes em propor políticas satisfatórias, aproveitando o momento favorável e potencializando os movimentos culturais locais."

O secretário aponta para certa uniformidade nos municípios da Baixada. Como há uma identidade comum entre os territórios, é possível pensar em políticas regionais onde a Baixada inteira seja contemplada. Mas para isso é preciso que haja um diálogo entre os responsáveis pela implementação de políticas culturais na região. "Municípios como Caxias, e sobretudo Nova Iguaçu, alcançaram avanços significativos do ponto de vista sistêmico no que diz respeito ao desenvolvimento cultural, mas havendo diálogo intermunicipais é possível estender esses avanços aos demais municípios".

Delmar da Silva acredita que as conferências municipais de cultura são o palco por excelência para o diálogo preconizado por ele, e não foi à toa que fez questão de marcar presença no Espaço Cultural Sylvio Monteiro no dia de hoje: "Eu tenho participado de diversas conferências, justamente por acreditar no diálogo, na interatividade entre municípios distintos, etc. Mas a realização da conferência é essencial porque é o momento onde a organização e a sistematização do movimento cultural são pensadas, discutidas e ampliadas, contando com a participação de todos, que é o mais importante."

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI